Nova Constituinte já! Seu voto tem valor!
A apreensão de dinheiro nas nádegas, como noticiou a inprensa, do Senador Chico Rodrigues (DEM-RR) trás aquela velha discussão da suplência - aquele que substitui quem não pode exercer a sua função, por algum motivo, e ao assumir passa a receber todos os benefícios que acompanham o Senador, cabeça de chapa.
Nesta quinta (15/10), o ministro Luís Roberto Barroso do STF determinou que o senador seja afastado do cargo por 90 dias. Porém, essa decisão não é automática cabendo ao Senado a palavra final para manter ou não o afastamento do parlamentar. Lembram-se do caso do Renan Calheiros? Foi afastado pelo STF, mas não pelo Senado. Manteve-se no cargo. Primazia da separação dos Poderes.
O Senado Federal é composto por 81 Senadores: três para cada um dos 26 estados e para o Distrito Federal, em uma divisão igualitária.
Quando da candidatura ao senado, o candidato, cabeça de chapa, indica outros dois nomes: primeiro e segundo suplentes. Sendo eleito o cabeça, os suplentes também serão, todavia, não foram postos a prova pelo eleitor.
Pois bem! O primeiro suplente do senador apanhado com dinheiro na cueca e vice-líder do governo federal no Senado é o próprio filho, Pedro Arthur Ferreira Rodrigues, de 41 anos de idade. Poderá assumir o relevante cargo de Senador da república sem ter tido um único voto. Se quer aparecem nas propagandas para não "queimar" o cabeça.
Os suplentes de senadores são normalmente familiares – caso do senador em tela –, ou pessoas que “bancam” a campanha eleitoral do cabeça de chapa. Diferente como ocorre na Câmara, onde o suplente é aquele mais votado do partido que detém a vaga. Veja que aqui o suplente foi posto à prova do eleitor.
Lembrando que hoje o Poder Legislativo é dominado pelo DEM. Na Câmara, Rodrigo Maia, e no Senado, Davi Alcolumbre.
Algo precisa mudar nesse país! Há urgência de uma nova constituinte para se impor uma verdadeira reforma política. Vamos ficar de olho, eleitor! Seu voto tem valor!
Autor: Agente D´Sousa.
Fonte: Internet.